Rua Néo Alves Martins, 2789, Maringá - PR - +55 (44) 3040-5365 -

Cursos 2024-2025

Cursos de Educação Continuada 

 

A Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá oferece ao longo do ano diversos cursos que objetivam fortalecer a formação de profissionais da área. A Psicologia, como ciência e profissão, está em expansão, de modo que os segmentos de atuação não se restringem às clínicas particulares, às instituições de saúde, às empresas ou escolas. 

 

A psicologia tem se voltado, cada vez mais, ao trabalho em equipes multiprofissionais em diferentes contextos e áreas, estando em interface, sobretudo, com profissionais da saúde, da educação e das ciências sociais.

 

Veja abaixo nossos cursos de Educação Continuada:

Curso Anual:
Introdução à Clínica Psicanalítica com Crianças e Adolescentes - Novas vagas

Aproveite as novas vagas deste curso, tendo acesso também às gravações do Módulo I, maximizando seu aprendizado junto à EPPM!

Retorno das aulas: 12 de Abril
Aulas: Quinzenais às sextas-feiras - 10:00 as 12:00
Coordenação: Profa. Ms. Camila Mangolim
Modalidade: EAD (ao vivo via Zoom) + Aulas gravadas
Investimentos:
Profissionais: 12x R$290,00
Grupo de 10 "Amigos PSI": 12x R$261,00

Taxa de Matrícula: R$30,00
 
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
 

Programa previsto:

Módulo I Primeiros passos: Introduzindo teoria e prática (aulas gravadas)
Módulo II Psicopatologias contemporâneas: Pensar as psicopatologias e como manejá-las na prática 
Módulo III Módulo Psicopatologias contemporâneas: Mais a fundo nas psicopatologias e como manejá-las na prática


Curso anual de aperfeiçoamento:
O MUNDO DAS EMOÇÕES NA PSICANÁLISE

Início: 23 DE MARÇO DE 2024 - PS: (Inscrições continuam abertas!!)
Datas: MENSALMENTE AOS SÁBADOS 
Horário: das 10:00 AM às 12:00 AM
Coordenação: Profa. Ms. Juana Ester Kogan (Diretora Geral EPPM)
Modalidade: EAD via ZOOM.
Investimentos:
Mensalidade: 7x R$279,00
Descontos especiais:
10% Grupos de 5 ou 10 "Amigos PSI"

Taxa de Matrícula: R$30,00
 
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
 

Curso anual de aperfeiçoamento:
INTRODUÇÃO A TEORIA E PRÁTICA DE WILFRED BION

Início: AGOSTO DE 2024
Datas: 14 Encontros - AULAS QUINZENAIS ÀS QUINTAS-FEIRAS
Horário: 19:00 - 21:00
Coordenação: Profa. Esp. Carina Ceron Benettão
Modalidade: EAD via ZOOM (com possibilidade de assistir as gravações das aulas).
Investimento:
Mensalidade: 7x R$365,00

Descontos especiais:
15% Alunos de nossa pós-graduação

Taxa de Matrícula: R$30,00
 
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
 
A Proposta do curso é que em todos os módulos e aulas os professores utilizem a linguagem bioniana, como por exemplo, a utilização de modelos para aproximar a linguagem psicanalítica da realidade do paciente, além de permitir o acesso em diferentes vértices de compreensão e visão (um olhar binocular). Assim como, a EPPM busca sempre aliançar a teoria com a clínica, ou que, a psicanálise só é psicanálise quando se parece com a vida, em todos os conceitos ou em sua maioria, associa-los à clínica e ao manejo clínico.

Cada encontro foi pensado de uma forma que respeitasse o processo de construção do pensamento de Bion, desde os seus primórdios. Bion nunca quis seguidores, e muito menos, questionou as ideias de seus antecessores. Bion, expandiu, criou, nomeou, mas nunca duvidou. Então, pensando nessa trajetória respeitosa e na importância de conhecer e compreender de onde Bion partiu para construir conceitos que são fundamentais para a prática clínica, organizamos nos primeiros encontros uma breve passagem por Freud e Klein. Ou seja, selecionamos os principais textos de Freud que Bion se orientou, assim como, os principais conceitos da metapsicologia kleiniana. Por meio, dessa trajetória inicial, podemos compreender com maior integração a compreensão dos conceitos que vamos trabalhar nos encontros posteriores.

COMUNICADO

Em conformidade com as diretrizes Estaduais e Municipais referentes ao COVID-19, as aulas serão ministradas, temporariamente, apenas em formato EAD (Transmissão ao-vivo) nas mesmas datas, horários e conteúdos propostos originalmente.

Quaisquer dúvidas entre em contato conosco.

Curso Anual de Extensão:
INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE VINCULAR: CASAIS E FAMÍLIAS

Início: 07 de Março - PS: (Inscrições continuam abertas!!)
Datas: AULAS QUINZENAIS ÀS QUINTAS-FEIRAS
Horário: 19:00 - 21:00
Coordenação: Profa. Ms. Juana Ester Kogan (Diretora Geral EPPM)
Modalidade: EAD via ZOOM.
Investimentos:
Mensalidade: 7x R$379,00
Descontos especiais:
10% Grupos de 5 ou 10 "Amigos PSI"

Taxa de Matrícula: R$30,00
 
 
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
 

Assista o vídeo abaixo para saber mais!

Vídeo: Saiba mais sobre a Psicanálise Vincular

Curso anual de aperfeiçoamento:
As Patologias Maturacionais de Donald W. Winnicott: teoria e manejo clínico de pacientes neuróticos e não-neuróticos

Início: 06 de Março 2024 - PS: (Inscrições continuam abertas!!)
Datas: Quinzenalmente às Quartas 
Horário: Noturno - das 19:00 às 21:00
Coordenação: Profa. Dra. Larissa Garcia Ponce
Modalidade: Apenas EAD.
Investimentos:
Mensalidade: 10x R$330,00
Descontos especiais:
20% Alunos do curso de Winnicott 2023
15% Alunos da pós-graduação EPPM
10% Grupos de 10 "Amigos PSI"

Taxa de Matrícula: R$30,00
 
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.
 
Docentes confirmados:

Profa. Dra. Larissa Garcia Ponce - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) Graduada em Psicologia (UNESP-ASSIS). Psicóloga Clínica com 11 anos de experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos, lecionou como professora de graduação e atualmente integra o corpo docente da pós-graduação da Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). É autora de artigos sobre Psicanálise, do livro Mãe social e cuidado infantil institucionalizado: um estudo do imaginário coletivo a luz da teoria de D. W. Winnicott(Editora CRV), e coautora em capítulos de outros livros sobre Psicanálise Winnicottiana. Atua também como Supervisora Clínica e é Psicanalista filiada ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e Associação Winnicott Internacional (IWA).

 

Em breve mais informações!
Docentes confirmados:

Profa. Dra. Larissa Garcia Ponce - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) Graduada em Psicologia (UNESP-ASSIS). Psicóloga Clínica com 11 anos de experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos, lecionou como professora de graduação e atualmente integra o corpo docente da pós-graduação da Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). É autora de artigos sobre Psicanálise, do livro Mãe social e cuidado infantil institucionalizado: um estudo do imaginário coletivo a luz da teoria de D. W. Winnicott(Editora CRV), e coautora em capítulos de outros livros sobre Psicanálise Winnicottiana. Atua também como Supervisora Clínica e é Psicanalista filiada ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e Associação Winnicott Internacional (IWA).

 

Profa. Dra. Vera Canhoni - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Graduada em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas(FMU-SP). Psicóloga clinica com 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e idosos. É autora de artigos e Coautora dos Livros Paixões Tristes: retratos contemporâneos da Editora Via Lettera e Falando de amor: uma escuta musical dos vínculos afetiva da Editora Ágora. Coordena grupo de estudos em Psicanálise e atua também como Supervisora Clínica de profissionais.
 
Profa. Ms. Fernanda Costa Luz Rossi Bergamo - • Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP -SP 2003-2005) • Curso de Observação da Relação Mãe-Bebê-Família - pelo método Esther Bick (IPPIA - SP 2005-2006) • Grupo de estudo no método psicanalítico W. Bion (com Soledad Ferdinandi - Maringá 2010-2014) • Curso de Formação Continuada em Introdução à psicanálise (NPNP - Londrina 2010-2011) • Curso de Formação Continuada em Atendimento a Crianças e Adolescentes no Método Psicanalítico (NPNP - Londrina 2014-2015) • Curso de Formação Continuada: Pacientes Graves na Psicoterapia Psicanalítica (EPPM - Maringá 2014) • Grupo de estudo Winnicott: teoria e clinica com Prof. Dr. Carlos Nemirovsky (EPPM - Maringá 2015 - 2016) • Grupo de estudo Desde a clinica à teoria com Prof. Dr. Carlos Nemirovsky (EPPM - Maringá 2017 - 2018) • Docente no curso de Pós Graduação: Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea (EPPM - Maringá (2015 em diante)
 
Profa. Ms. Juliana Prado Friedrich - Mestre em Psicologia e Sociedade (UNESP) seguindo a linha de pesquisa em Infância e Realidade Brasileira. Graduada em Psicologia (UEM). Psicóloga clínica com 10 anos de experiência clínica no atendimento de crianças e adolescentes e orientação de pais. Atualmente leciona como docente do curso de Psicologia da Faculdade Adventista do Paraná e também integra o corpo docente de pós-graduação em Psicoterapia Infantil da IMCP - Londrina. Atua também como Supervisora Clínica e é psicanalista filiada ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e Associação Winnicott Internacional (IWA).
O curso apresentará de maneira didática, a linha do tempo do amadurecimento emocional proposto por D. W. Winnicott , discorrendo sobre principais fenômenos , tarefas e conquistas maturacionais de cada uma das 5 etapas. Também serão abordadas propostas diferenciadas do autor no campo da técnica psicanalítica e os adoecimentos psíquicos de natureza neurótica e psicótica, decorrentes das falhas no desenvolvimento saudável , especificamente a depressão, distúrbios psicossomáticos, tendência antissocial, esquizofrenia, transtorno borderline. A partir da discussão de textos de Winnicott e de comentadores contemporâneos, as aulas expositivas e dialogadas trarão vinhetas de atendimentos que ilustram o raciocínio teórico-técnico do autor, oferecendo perspectivas e contribuições significativas para o diagnóstico e manejo clínico de casos desafiadores.

Aula 1- Aspectos gerais da Teoria do Amadurecimento Emocional saudável de D. W. Winnicott I
Aula 2- Aspectos gerais da Teoria do Amadurecimento Emocional saudável de D. W. Winnicott II
Aula 3- Propostas Winnicottianas diferenciadas no campo da técnica psicanalítica
Aula 4- A nosologia maturacional winnicottiana I - Neuroses e Psicoses
Aula 5- Quadros sintomatológicos especiais: depressão, falso self, transtornos psicossomáticos tendência antissocial
Aula 6- Psicoses: Psicoses esquizofrênicas : Esquizofrenia infantil ( Autismo ) Esquizofrenia latente
Aula 7- Falso Self – características gerais , níveis de gravidade , com foco nas formas menos graves
Aula 8- Psicoses: Psicoses esquizofrênicas: Psicoses: Personalidade estruturada falsamente e Personalidade Esquizoide
Aula 9- Depressão Características gerais- ( reativa simples, patológica , psicótica) com foco em um nível de organização mais neurótico
Aula 10- Psicoses: Depressões psicóticas : depressões esquizoides , paranoia e hipocondria
Aula 11- Psicoses: Depressões psicóticas : transtorno bipolar e hipomania (defesas antidepressivas) e melancolia
Aula 12- Neurose : Neurose obsessiva
Aula 13- Neurose : Transtornos de ansiedade e pânico e Fobias
Aula 14- Neurose : Transtornos psicossomáticos 1 e Histeria
Aula 15- Neurose : Transtornos psicossomáticos 2 - transtornos alimentares
Aula 16- Patologias da transicionalidade , adiccções e compulsões
Aula 17- Tendencia antissocial
Aula 18- Distúrbios da vida escolar (TDAH, problemas da Aprendizagem) e
Aula 19- Distúrbios da socialização na adolescência na idade adulta
Aula 20- Luto

Março: dias 6 e 20
Abril: 3, 17 e 24* (consecutiva pelo feriado em maio)
Maio: 8 e 22
Junho: 5 e 19 
Julho: 3, 17 e 31
Agosto: 14 e 28
Setembro: 11 e 25
Outubro: 9 e 23
Novembro: 6 e 2


 

Curso Introdução à Obra de Winnicott:
Vagas super limitadas!

Início: 09 de Março a 07 de Dezembro de 2022
Duração: 40 horas/aula
Datas: Quinzenalmente às Quartas 
Horário: Noturno - das 19:00 às 21:00
Coordenação: Psicanalista Anna Melgaço
Modalidades: Apenas EAD (ao vivo via Zoom).

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PAGAMENTO TAXA DE MATRÍCULA (R$50,00)

Psicanalista Anna Melgaço é a coordenadora deste curso e é Psicóloga pós graduada em Psicologia Médica e Psicossomática. Membro efetivo da SBPRJ; Membro da IPA, FEPAL e Febrapsi. Membro de enlace de COWAP. Membro do Board da Latino-americano de Winnicott; Organizadora dos livros "Winnicott 24 anos depois", "Winnicott - Seminários Cariocas" e "Winnicott - Integração e Diversidade"

 

Psicanalista Maria Cecilia Schiller Fonseca é Médica; Psicóloga; Membro efetivo da SBPRJ; Membro associado da SBPSP; Full Member da IPA; Professora credenciada do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana; Membro da IWA( internacional Winnicott Association).
 
Psicanalista Eliane Farias é psicóloga, Membro Efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, Full Member da IPA. Psicanalista de Criança e Adolescente pela IPA. Coordenadora da Formação de Psicanalista de Criança e Adolescente na SBPRJ (2011-2016). Membro associado da Société Belge de Psychanalyse (1992-1996). Membro Fundador da ABEBE (Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê). Membro da ALOBB (Associação Latino americana de Observação de Bebês - FEPAL). Supervisora do Projeto de Atendimento a bebês com risco de autismo e suas famílias no CAPSi da Prefeitura de Macaé - Rio de Janeiro.
 
Psicanalista Cristiane Paracampo Blaha é psicóloga, membro associado da SBPRJ, mestre em Psicologia Clínica PUC/RJ. Coordenadora do “Estamos Ouvindo” da SBPRJ, projeto de atendimento psicanalítico pontual, virtual e gratuito durante a pandemia.
Aulas 1 e 2 - Desenvolvimento emocional primitivo
- Prof. Psicanalista Anna Lucia Melgaço;
Aula 3 - A preocupação materna primária;
- Prof. Psicanalista Anna Lucia Melgaço;
Aula 4 - A mãe devotada comum;
- Prof. Psicanalista Eliane Pessoa;
Aulas 5 e 6 - A agressão e sua relação com o desenvolvimento emocional;
- Prof. Psicanalista Dra. Maria Cecilia Schiller Fonseca;
Aulas 7 e 8 - A integração do Ego no desenvolvimento da criança;
- Prof. Psicanalista Anna Lucia Melgaço;
Aulas 9 e 10 - Objetos e fenômenos transicionais;
- Prof. Psicanalista Christiane Blaha;
Aulas 11 e 12 - Teoria do relacionamento paterno filial;
- Prof. Psicanalista Fátima Junqueira;
Aulas 13 e 14 - A distorção do Ego em termos de falso e verdadeiro si-mesmo;
- Prof. Psicanalista Joaquim Jorge;
Aulas 15 e 16 - O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento;
- Prof. Psicanalista Dr. Sergio Gomes;
Aulas 17 e 18 - A capacidade de estar só;
- Prof. Psicanalista Dra. Maria Cecilia Schiller Fonseca;
Aulas 19 - Criatividade e suas origens;
- Prof. Psicanalista Cristiane Blaha;
Aula 20 - A localização da experiência cultural.
- Prof. Psicanalista Anna Lucia Melgaço

Curso AS BARREIRAS AUTISTAS:

UMA REVISÃO DA TEORIA DE FRANCES TUSTIN A PARTIR DO MODELO DA PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA
Duração: 9 horas aula
Datas: SEXTAS-FEIRAS 14 e 28 de AGOSTO e 11 de SETEMBRO
Horário: Noturno - 18:30 - 21:30
Ministrantes: Profa. Dra. Mara Sverdlik
Modalidades: Apenas EAD.
Investimentos: 
   Curso: R$490,00 (parceláveis em até 12x com juros do PagSeguro)
   Grupo de 10 "Amigos PSI": R$400,00 por pessoa.
   Taxa de Matrícula: R$20,00
 
1º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
2º. Inscreva-se
3º. Efetue pagamento do curso.
* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.

TAXA DE MATRÍCULA (R$20,00)

INTRODUÇÃO
Mara Sverdlik é Doutora em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Docente de Pós-Graduação em Faculdade de Psicologia, no Curso de Psicopedagogia Clínica, a cargo de Silvia Schlemenson - Módulo: Patologias graves precoces. É Supervisora no Hospital San Pere Claver de Barcelona. É Coordenadora do Espacio Green (Espaço Green), no Instituto Psicosomático de Buenos Aires (Instituto Psicossomático de Buenos Aires), desde 2010 e Participante do Espacio Green (Espaço Green), da Asociación Psicoanalítica Argentina (Associação Psicanalítica Argentina), desde o ano 2000. Em 2010 publicou o livro “La creación del pensamiento en los orígenes” (A criação do pensamento nas origens). Editora Teseo.
Primeiro encontro:
As primeiras membranas
A membrana para-excitação em Freud.
As barreiras autistas de Frances Tustin.
O Eu-pele de Didier Anzieu.
Estrutura Enquadrante de André Green.

Segundo encontro:
Modelo Complexo do Eu
Narcisismo de vida e de morte.
Alucinação negativa.
A brincadeira do Fort-da e seus níveis.

Terceiro encontro:
Intervenções clínicas.
Diagnóstico e tratamento

AULAS AVULSAS DA DIPLOMATURA EM CLÍNICA PSICANALÍTICA VINCULAR COM FAMÍLIAS (oportunidade!):

EM PARCERIA COM O IUSAM - APdeBA
14/09/2021 e 28/09/2021
Profa: Dra. Maria Laura Mendez
Aula: Perspectiva antropológica de família
*recomenda-se assistir ou as duas aulas ou a primeira, por serem dependentes
 
05/10/2021
Profa: Lic. Mariana Cantarelli
Aula: Uma visão histórica e subjetiva sobre a família
 
07/12/2021
Profa: Ms. Roberta Goristchnik
Aula: Homoparentalidades
 
Investimento: R$345,00 por aula
Horário: Terças-feiras - 18:30 - 21:30
Modalidades: Presencial e EAD
Graduada em Antropologia pela UBA. Dra. em Educação UNER. Professora e pesquisadora da Fac. de Psicologia da UBA de 1984 a 2007. Professor e pesquisador da Fac. De Cs. de Educação da UNER de 1989 a 2013. Reitor da Fac. de Ciencias da Educação da UNER de 2002 a 2010. Pesquisadora nas temáticas Anomia e Incesto e Filosofia Política.
Diretora do Doutorado em Educação da UNER. Assessora do Ministério da Educação da Província de Santa Fé de 2013 a 2019. Atualmente é professora de pós-graduação no Instituto Universitário do Hospital Italiano e na IUSAM e no Doutorado em Sentidos, Teorias e Práticas da UNL.
Professora associada na carreira de psicologia do ISALUD. Ministra atualmente vários cursos em AAPPG, Associação de Casal e Família e AEAPG. Publicações sobre os temas investigados e processos de subjetivação da tese de doutorado.
Professora de história; especialista em História da Subjetividade (Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires); professora da Universidade de Buenos Aires, do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUSAM) e do Instituto Universitário do Hospital Italiano de Buenos Aires; realiza investigações das transformações nas subjetividades contemporâneas, com especial ênfase nas instituições familiares e estatais; Além de artigos e capítulos de livros, publicou em colaboração os seguintes livros: Habitando o Estado - pensamento estatal em tempos não-estatais (com Sebastián Abad); Do fragmento à situação - notas sobre a subjetividade contemporânea (com Ignacio Lewkowicz e outros); e Pausa - notas ad hoc (com Eduardo Ballester e Ignacio Lewkowicz).
Psicanalista-Especialista em vínculos pela Universidade de Psicologia de Mar del Plata, Instituto de Pós-Graduação de configurações vinculares da AAPPG, Diploma Superior em Vínculos da Universidade de Ciências Sociais / AAPPG. Mestre em Psicanálise de Casal e Família IUSAM APdeBA, Mestre em Saúde Familiar e Comunitária pela Universidade Nacional de Entre Ríos. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação (UNER-UADER-IUSAM-AAPPG). Membro de equipes de Pesquisa Nacionais e Internacionais. Palestrante em inúmeros congressos, conferências, seminários e workshops sobre temas relacionados à saúde e educação. Diretora do IPPL - Instituto de Psicologia e Psicanálise do Litoral - Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Família e Casal. 

CURSOS ANTERIORES

Curso:
Pressupostos teóricos e técnicos da Teoria do Amadurecimento Emocional de Donald W. Winnicott

Início: Março a Dezembro de 2023
Datas: Quinzenalmente às Quartas 
Horário: Noturno - das 19:30 às 21:30
Coordenação: Profa. Dra. Larissa Garcia Ponce
Modalidade: Apenas EAD (ao vivo via Zoom - com possibilidade de assistir as gravações das aulas).
 

DIPLOMATURA EM CLÍNICA PSICANALÍTICA VINCULAR COM FAMÍLIAS:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
CURSO EM PARCERIA COM O IUSAM - APdeBA
Aulas: Quinzenais de 15 Março de 2022 a Julho de 2023
Horário: Terças das 18:30 às 21:30
Modalidades: EAD via Zoom
Investimentos: 
   16x R$600,00
   Taxa de Matrícula: R$50,00
 
 

Curso: A CONSTRUÇÃO DA ATIVIDADE PSÍQUICA E O TRABALHO DA SIMBOLIZAÇÃO

Você sabia que esta relação é determinante para a aparição de patologias nos primeiros anos de vida? 

O curso oferecerá critérios para o estudo de patologias precoces e quadros clínicos em crianças e adolescentes.
Algumas das patologias que serão estudadas: Autismo, síndrome do opositor desafiador, negativismo, quadros caracterizados por retração e desborde.
O campo clínico e suas fronteiras: Aportes da psicanálise contemporânea para um modelo processual
Duração: Abril a Dezembro de 2021
Horário: Encontros quinzenais, às Sextas-feiras das 18:30 as 21:30
Ministrantes: Prof. Mara Sverdlik e Prof. Patrícia Álvarez
Modalidades: Presencial ou EAD.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROFISSIONAIS

GRADUANDOS ou
 EX-ALUNOS EPPM

Já faz algum tempo vimos observando em nossos consultórios e no trabalho institucional, novos problemáticas subjetivas: retrações severas, condutas e pensamentos impulsivos, formas estranhas de pensar, dificuldades em entender ou perceber emoções.

Há algum tempo também, a psicanálise vem se questionando se a teoria existente é suficiente, com os modelos freudianos ou pós-freudianos mais ou menos adaptados, ou se é necessário revisitar os conceitos e gerar novas ferramentas conceituais para entender uma clínica que excede o marco psicopatológico hegemônico. A proposta deste curso é colocar para trabalhar conceitos que nos permitam expandir o campo clínico, para renovar o olhar e estimular a imaginação e o pensamento clínico.

Vamos trabalhar com conceitos que nos permitam compreender os processos psíquicos que desabrocham na nossa frente e que ampliam o pensamento do analista, que é nossa ferramenta de diagnóstico e intervenção.Tentaremos sair de um pensamento classificador que estabelece e define estruturas fixas, para ativar um pensamento de processos complexos, que se envolvem profundamente no campo clínico e nos orientam no setting, em seu modo de função enquadrante do analista, partir do que propõe André Green.
A atividade de pensamento do analista permitirá entender, em função do encontro entre os processos psíquicos divergentes e convergentes dos protagonistas do campo clínico, as modalidades e caraterísticas de nossos pacientes.

Propomos revisitar diferentes conceitos e articulá-los, orientando-nos nas diferentes dimensões clínicas do diagnóstico e tratamento.
1 - Pensar a imaginação do analista e os processos de figurabilidade no enquadramento:
Vários autores dentro da psicanálise coincidem em pôr a ênfase na atividade da imaginação como eixo fundamental na complexificação do aparelho psíquico. Imaginação que é criadora de objeto e articula o trabalho do negativo ao serviço da vida. Esta atividade criativa que se produz no intercâmbio intersubjetivo com o analista produz uma atividade intrapsíquica fundamental no trabalho da simbolização.

2 - Pensar o tempo e suas figuras clínicas, heterocronia, e tempo fragmentado:
O fort-da, a repetição, a articulação do espaço e o tempo, o dormir e sonhar, a verdade histórica e a árvore do tempo, dentre outras figuras. Este eixo articula de modo muito singular a teoria e a clínica e nos permite entender conceitos básicos atravessados pelas diferentes perspectivas da heterocronia ou as formas heterogêneas do tempo.

3 - Fronteiras:
Limites do enquadramento e limites do pensamento. O continente e as membranas psíquicas se constituem no encontro com o outro, mas, também constituem o enquadramento que sustenta e articula os processos representativos. Haveremos de conceitualizar este eixo pensando na função enquadrante do analista e a articulação do limite interno com os limites intersubjetivos.

4 - Processos clínicos: o movimento e a transformação no olhar clínico:
Trabalharemos as diferentes modalidades subjetivas que constroem um diagnóstico como um processo, cuja perspectiva de transformação pode ser proposta, e pensaremos as dimensões intersubjetivas e intrapsíquicas implicadas em sua dinâmica.

Convidamos você a percorrer conosco este caminho, por uma teoria e técnica sintonizadas com o momento atual, com abertura à complexidade e à criatividade.

Psicanálise de Casal - Da consulta à Intervenção
por Daniel Waisbrot

Início: 05 de AGOSTO de 2020
Periodicidade: Encontros mensais às quartas-feiras por nove meses, nos dias; 05/08, 19/08, 16/09, 30/09, 14/10, 28/10, 11/11, 25/11, 02/12.
Tutoria:  Prof. Ms. Juana Ester Kogan
Modalidades: Presencial e EAD (Transmissão Simultânea)
Investimentos:  
   Valor total do Curso: R$ 4.320,00 em até 12x R$363,00
   Taxa de Matrícula: R$50,00

Graduandos e Ex-alunos EPPM possuem 10% de desconto!
Procure-nos para saber sobre tarifas especiais para grupos!
 
 
1º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
2º. Inscreva-se
3º. Efetue pagamento do curso (assim que disponível)

 

 

 

* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.

TAXA DE MATRÍCULA (R$50,00)

PAGAMENTO

PAGAMENTO
Graduandos e
Ex-Alunos EPPM

INTRODUÇÃO
Nascido em Buenos Aires, é psicanalista e escritor, membro titular da Associação Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo, instituição da qual ele foi presidente duas vezes.
É supervisor de equipe de casal e família do Centro de Saúde Mental Arturo Ameghino, por mais de vinte anos.
Docente titular da matéria de "Escritura para psicoanalistas" do Instituto de Psicanálise das Configurações Vinculares de AAPPG.

Autor dos livros “La alienación del analista” (Paidós 2002) e “Más de un otro” (Psicolibro edições 2011). Co-compilador dos livros “Clinica Psicoanalítica ante las catástrofes sociales. La experiencia argentina” (Paidós 2003) e “Familias y Parejas” (Psicolibro Edições 2011).
É co-autor dos livros de “Pichon-Riviere, una vuelta en espiral dialéctica” (Centro Editor Argentino 1981); “La pareja. Encuentros, desencuentros reencuentros” (Paidós 1996) e “Proyecto Terapéutico” (Paidós, 2004).

Como escritor, publicou dois romances. O primeiro, “Y al volver la vista atrás” (edição Delgragón,2006).
Seu último romance se chama “La vida que cuenta” (Livros de Zorzal, 2017).
Na primeira metade do ano 2020 será publicado seu novo livro: “Psicoanalizando parejas. Doce experiencias de la clínica”.
Tem publicado numerosos artigos sobre psicanálise em diversos jornais e revistas destacando-se o suplemento de Psicologia do jornal “Página 12”.
O método psicanalítico vem sofrendo uma infinidade de transformações ao longo do tempo. Hoje, fazer entrar à consulta “mais de um outro” é moeda corrente. Assim, a psicanálise de casal tem ido se consolidando em sua especificidade. O objetivo deste seminário é percorrer tanto seus fundamentos teóricos quanto sua prática clínica. Muito além do formato deste programa que lhes apresento, a idéia é ir entretecendo o tempo todo a teoria e a clínica, lendo textos mas também pensando histórias de casais em análise. Estão todos convidados.
1) Variações e vacilações do dispositivo psicanalítico.
2) Abstinência, neutralidade, implicação.
3) As primeiras entrevistas de um casal.
4) Entre a entrada à uma análise de casal e a saída. Operações de transformação.
5) Intervenções na clínica com casais.
6) Sexualidade, diversidade. Entre o íntimo e o éxtimo.
1) Do que falamos quando falamos de casal?
2) As alianças inconscientes e seu devir.
3) Outredade, diferença, alheidade.
4) A eleição do parceiro. História, transmissão, acontecimento.
5) Entre o efémero e o duradouro. Existe um casal “suficientemente bom”?
6) O casal entre o amor e a sustentação mútua.

Pacientes Graves na Clínica Psicanalítica

Datas: 03/08, 24/04, 14/09 e 28/09 de 2019
Horário: 08:00 às 12:00
Tutoria:  Prof. Camila Mangolim
Modalidades: Presencial
Investimento: 
Presencial: R$400,00 em até 12x (contém juros)
10% de desconto para Ex-Alunos EPPM ou Graduandos

1º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
2º. Inscreva-se
3º. Efetue pagamento do curso

* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.

TAXA DE MATRÍCULA (R$50,00)

PAGAMENTO

PAGAMENTO
Graduandos e
Ex-Alunos EPPM

INTRODUÇÃO
A EPPM oferecerá em quatro encontros um curso em que será analisado conteúdo registrado ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Nemirovsky, uma das autoridades internacionais em Psicoterapia Psicanalítica com Pacientes Graves. O curso unirá bases teóricas da psicanálise e discussões de casos clínicos e é indicado para psicólogos, psiquiatras e profissionais da área da saúde.

AULA ABERTA 2018

Data: 01 de Dezembro de 2018
Horário: 08:00 - 12:00
Ministrante:  Prof. Ms. Juana Ester Kogan (diretora EPPM)
Modalidades: Presencial ou EAD
Investimento: 
Presencial: R$100,00
EAD (Transmissão Online): R$50,00
Alunos EPPM: Gratuito
 
Inscrições ENCERRADAS

PRESENCIAL

EAD

INTRODUÇÃO
Por que será que existem pessoas que parecem extrair o melhor da gente, enquanto existem outras com as que sistematicamente sentimos que caímos na armadilha de dizer ou fazer aquilo que não queríamos?

Presença (de um outro) é o que está, mas não somente sob o império da percepção. É aquilo que não nos deixa continuar sendo como se estivéssemos sozinhos. Presença se refere ao efeito de outro que faz algo conosco, e aquilo que fazemos com o outro ainda sem perceber. A presença dos outros é constitutiva de nossa subjetividade ao longo da vida toda e das formas menos previsíveis.
Vamos falar sobre este tema utilizando como base uma investigação que tomou como objeto o fenômeno da gravidez espontânea após uma adoção, em casais que tinham apresentado dificuldades prévias para conceber.

Clínica dos Excessos

Curso em 3 aulas
Datas: 23/08 + 30/08 + 06/09 de 2018
Horário: Das 18:00 as 21:00
Docentes Responsáveis: Prof. Ricardo Gaspari, Prof. Adrián Gaspari e Prof. Ms. Juana Ester Kogan (diretora EPPM)
Investimento: R$400,00.
Modalidades: Presencial ou EAD.

Inscrições encerradas.
INTRODUÇÃO
O curso será ministrado em 3 aulas pelos Professores Ricardo Gaspari e Adrián Gaspari. Ricardo Gaspari é Psicólogo clínico Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires, membro fundador do Departamento de Família da Associação Argentina de Psicanálise e Psicoterapia de grupos, membro de honra da Associação Uruguaia das Configurações Vinculares, Ex-presidente da Federação Argentina de Psicanálise e das Configurações Vinculares, docente, palestrante e autor de numerosos livros e artigos científicos e, sobretudo, um dos importantes pioneiros na construção do atual saber sobre família desde a perspectiva psicanalítica.

Clínica Psicanalítica de Casal e Famílias

Turma 1º ano
Ano 1 de 3
Início: Março de 2020
Horário: Mensal às Sextas das 18:00 as 21:00
Coordenação Pedagógica: Prof. Dr. Paulina Zukerman e Prof. Ms. Juana Ester Kogan (Diretora EPPM)
Modalidades: Presencial ou EAD.
Investimento: 
R$4.300,00
(parceláveis em até 12x, pode conter juros)

10% de desconto para Graduandos e Ex-Alunos EPPM

1º. Efetue pagamento da Taxa de Matrícula
2º. Inscreva-se
3º. Efetue pagamento do curso

* Sua vaga só será garantida mediante pagamento da taxa de matrícula.

TAXA DE MATRÍCULA (R$50,00)

PAGAMENTO

PAGAMENTO
Graduandos e
Ex-Alunos EPPM

INTRODUÇÃO
O Curso aborda elementos básicos da psicanálise vincular e introdução ao trabalho com famílias e permeia os seguintes temas:
- Introdução à psicanálise de famílias.
- Um olhar histórico e subjetivo sobre a família.
- Parentalidades e filiações.
- Perspectiva antropológica da famílias.
- Vínculo, funções, estipulações inconscientes.
- Vínculo fraterno.
- Transmissão transgeracional.
- Produções familiares: espaço, tempo, nomes e mitos.
- Efeito de presença.

O curso tem como público-alvo profissionais que trabalham com famílias, psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais, profissionais de saúde mental e até mesmo profissionais do Direito podem se beneficiar do conteúdo do curso.